Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao aedes aegypti no município

01/04/2024 às 16h14

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao aedes aegypti no município

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, tem intensificado as ações de combate ao aedes aegypti realizando uma série de medidas, no município, que possam contribuir com a prevenção da dengue, zica e chikungunya e combater o vetor transmissor das mesmas.

Desta vez, às ações estão sendo realizadas na zona rural do município, tanto nos povoados da Caatinga, quanto nos povoados da Mata de Cipó. O intuito é alcançar o maior número de pessoas, das comunidades locais, com o trabalho de eliminação dos focos do vetor; e conscientizá-los que a melhor forma, de prevenção de combate à dengue, é evitar a proliferação do mosquito.

Com o apoio de 30 profissionais do Corpo de Bombeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, estão sendo realizadas uma série de ações, como: palestras educativas, visitas, mutirões, mobilização comunitária, passagem do carro fumacê nas ruas das localidades, dentre outras ações cruciais para prevenir e combater o vetor e as doenças transmitidas pelo mesmo.

A mensagem que a Secretaria de Saúde, e todos profissionais envolvidos, nas ações, têm deixado para a população é: que cada pessoa possa separar 10 minutos do seu tempo, por semana, para verificar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. Dessa forma, cada um estará contribuindo para proteger sua saúde, da sua família e dos vizinhos.