SECAME entrega milho aos produtores rurais de Belo Campo

08/05/2024 às 16h46

SECAME entrega milho aos produtores rurais de Belo Campo

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica - SECAME iniciou a entrega do milho comprado através do Programa de Vendas em Balcão – PROVB. Um programa que tem como objetivo viabilizar o acesso de pequenos criadores rurais aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Uma ação realizada pela SECAME em parceria com a Prefeitura.

A compra foi articulada pela SECAME, a logística custeada pela Prefeitura de Belo Campo e o pagamento das sacas pelos produtores diretamente na Conab.  “Toda documentação e parte burocrática realizamos pela Secretaria e a compra foi efetuada pelos produtores no valor de R$ 58,20 (cinquenta e oito reais e vinte centavos) por saca; a quantidade de sacas é definida pela ficha sanitária do agricultor e quem estabelece é a Conab”, relata o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Atila Schaffer.

Ainda de acordo com o Secretário Atila Schaffer, a compra desse milho tem como intuito “levar ao produtor rural a fonte de proteína, de alimento para o rebanho, a custo baixo, tendo em vista que o produtor sofreu muito na seca de 2023, e que a partir deste incentivo, da SECAME, eles possam recuperar-se financeiramente e converter esse milho posteriormente em proteína animal, seja em leite ou em carne”, discorre o Secretário.

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica firmou este compromisso, de viabilizar esta compra coletiva, em meados da seca de 2023 junto a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; a compra ficou em torno de 1248 sacas com valor subsidiado. “Conseguimos obter uma economia no valor de 40 mil reais, na qual está atendendo mais de 100 agricultores e agricultoras familiares do nosso município. Queremos agradecer ao Prefeito Quinho por ter custeado toda a logística, da sede da Conab em Itaberaba até Belo Campo. A entrega está sendo realizada na sede da Escola Técnica da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica”, afirma Atila Schaffer.