2561

Prefeitura Municipal de Belo Campo

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Belo Campo

Maio Laranja, Faça Bonito! Um projeto realizado durante todo o mês de maio no município

31/05/2024 às 17h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Maio Laranja, Faça Bonito! Um projeto realizado durante todo o mês de maio no município

 

 

A Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Educação, Núcleo de Cultura, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Secretaria de Saúde, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o Conselho Tutelar, realizaram na última segunda, 27 de maio, na praça Napoleão Ferraz, a culminância do Projeto Faça Bonito; uma Campanha Nacional de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo foi possibilitar maior visibilidade a campanha Maio Laranja, buscando sensibilizar e conscientizar a sociedade contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e, sobretudo, trabalhar a prevenção e a identificação da rede de apoio, além de, informar aos cidadãos sobre os canais de denúncias. Durante o evento foram realizados testes rápidos; vacinação; aferição de pressão arterial; apresentação do grupo de Karatê, formado pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS; Apresentação do Coral do Núcleo de Cultura; orientação sobre os serviços oferecidos pelo CREAS e instruções sobre os canais de denúncias do Conselho Tutelar.

Segundo o coordenador e conselheiro tutelar, Valdecir Oliveira, é de extrema importância trazer para a praça pública a campanha Faça Bonito e todos os órgãos estarem unidos nessa mobilização de conscientização da sociedade contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Existe uma Rede de Garantias de Direito, que envolve a Saúde, a Educação, o CMDCA, o Social e o Conselho Tutelar. E é importante a sociedade ter conhecimento como é o trabalho do Conselho Tutelar e que ele é o órgão principal na defesa do direito da criança e do adolescente, pois, é o primeiro a receber a denúncia. E que todos os dias estamos a disposição para fazer atendimento onde o direito de uma criança ou de um adolescente está sendo violado”, discorre o conselheiro tutelar.  

O dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e, durante todo o mês de maio, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS e em parceria com a Rede, realizou diversas ações referente a campanha Faça Bonito no município, como: capacitação dos Psicólogos da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar; palestras nas escolas do município e a culminância do projeto Faça Bonito em praça pública. E no dia 28 de maio o CREAS, e toda a Rede participaram de uma roda de conversa com o Juiz Gustavo Berriel, no auditório da comarca de Belo Campo, onde foi discutido a importância da Rede de proteção no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com a Coordenadora do CREAS, Noélia de Jesus, o trabalho sobre a Campanha Faça Bonito no município é realizado anualmente por toda a Rede, mas é direcionado pelo CREAS, “porque trabalhamos com a proteção social especial e com a violação de direitos. E o objetivo do projeto é esclarecer a sociedade sobre a Campanha, para que os casos de abusos sejam identificados. Então, esse ano buscamos direcionar o projeto da seguinte maneira: a princípio, houve uma capacitação com todos os psicólogos da Educação da Assistência Social e o Conselho Tutelar; depois os psicólogos foram para as escolas, durante todo o mês, e cada um abordou o Maio Laranja, nas salas de aulas, de acordo a idade da criança e do adolescente, e depois finalizamos com a culminância do projeto na praça com intuito de conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Assim, alcançamos com informação nossas crianças e adolescentes e conscientizamos a sociedade”, relata a Coordenadora Noélia.

A Campanha Faça Bonito nasceu alusiva ao 18 de maio e, de acordo com a psicóloga do CREAS, Simone Oliveira, “o projeto Faça Bonito é um chamado  no qual mostramos para as pessoas o quanto à Campanha é pertinente e necessária; e, foi realizado em praça pública para conscientizar a sociedade que não só a Rede de Garantias de Direito precisa estar implicada no processo, mas também, toda a comunidade precisa assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema de abuso e exploração de crianças e adolescentes; os pais, os cuidadores e todas as pessoas que fazem parte da convivência da criança e do adolescente  precisam ser conscientes da importância de protege-los”, salienta a psicóloga Simone.

Para a presidente do CMDCA no município, Elizangela Ruas, que já foi conselheira tutelar por dois mandatos, a culminância do projeto em praça pública é de grande relevância, pois, permite a sociedade ter conhecimento sobre a Campanha. “O Maio Laranja surgiu após o caso de Araceli, que aconteceu no dia 18 de maio de 1973 e ficou conhecido Nacionalmente como um caso brutal ocorrido com uma menina de 8 anos; onde foi sequestrada, abusada sexualmente, além de drogada e assassinada por jovens de classe média alta no estado do Espírito Santo. E foi um caso que ficou impune; e, a partir desse acontecimento as associações não governamentais começaram a trabalhar esse projeto e colocaram esse Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Já são 13 anos de projeto em todo país e, a cada ano, quando é realizado essa mobilização durante o mês de maio, outros casos são descobertos; porém, não é que os casos aconteceram durante o projeto, mas porque pessoas se encorajaram de denunciar a partir dessa conscientização e mobilização durante a Campanha. E a importância da denúncia é que a partir da mesma o abuso é cessado; pois, o Conselho Tutelar vai aplicar todas as medidas, o CREAS vai trabalhar com essa família, e toda a Rede de Proteção Social do município vai abraçar essa criança, essa família no sentido de proteção”, expõe a presidente do CMDCA.

A campanha “Maio Laranja, Faça Bonito!” acontece todo o ano no país durante o mês de maio, e busca inteirar, a sociedade, sobre os direitos das crianças e adolescentes, incentivar a denúncia de casos suspeitos e promover ações de prevenção e proteção. Além disso, visa estimular a reflexão e a responsabilidade de cada cidadão na garantia de um ambiente seguro e saudável para as crianças e adolescentes.