Secretaria de Educação realiza Jornada dos Gestores para o ano letivo de 2024

26/02/2024 às 09h28

Secretaria de Educação realiza Jornada dos Gestores para o ano letivo de 2024

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Jornada de Gestão Escolar para o ano letivo de 2024. Com o tema: Planejamento Escolar na Perspectiva da Gestão Democrática, a Jornada teve como objetivo, enfatizar a importância do planejamento e da participação da comunidade nos processos de decisão da escola.

A abertura aconteceu as 9 horas do dia 20, com a composição de mesa com a presença da Secretária de educação, Vanusa Ruas; a Coordenadora Geral da Educação, Janete Reis; do Coordenador de Cultura, Levi Meira e do Coordenador da Biblioteca Municipal, Misael Lacerda. Em seguida, demais Coordenadores de setores da educação do município fizeram o uso da palavra relatando e enfatizando sobre à importância da Jornada de Gestores.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Vanusa Ruas, pontuou como a Jornada de Gestores é enriquecedora, pois, permite avaliar como foi o ano levito de 2023, para com isso, criar estratégias e ações para 2024: adquirir conhecimento; pensar e planejar no coletivo; na gestão democrática; na democratização e no planejamento da parte administrativa das escolas.

Ainda segundo a Secretária de Educação, Vanusa Ruas, todos os anos há um tema escolhido, no qual será o gerador e norteará todas as propostas e ações no decorrer do ano. “Esse ano, em especial, a gente escolheu o tema Planejamento Escolar na Perspectiva da Gestão Democrática, pela necessidade de algumas demandas da legislação educacional. No ano 2020, a nova lei do FUNDEB instituiu que: os municípios deveriam estabelecer a Gestão Democrática. Dessa forma, focamos esse ano neste tema e dentro dessa Jornada além de avaliar, oferecemos também as oficinas de formação dos diretores; onde eles tiveram a oportunidade de aprender como fazer um plano gestor que é uma das etapas da certificação de direção escolar”, ressalta a Secretária Vanusa.

Com o objetivo de discutir uma educação de qualidade que leve em consideração mudanças necessárias na cultura pedagógica, pressupondo qualidade do ensino democrático, acentuando nos aspectos sociais, culturais e ambientais, a Jornada de Gestores teve como programação: mesa de abertura, palestras sobre a Gestão e seus desdobramentos e oficinais para trabalhar o tema.

Para a Secretária Vanusa, o principal resultado alcançado com a realização de uma Jornada de Gestão “é conseguir aperfeiçoar nossos projetos e melhorar nossa própria organização interna. Porque na medida que avaliamos os projetos e cada um coloca ali quais são os pontos negativos e positivos e onde pode melhorar de uma forma coletiva, então, ao realizar esse projeto novamente estaremos muito mais articulados já entendendo onde não podemos mais cometer erros. Por isso, ela é extremamente positiva”, afirma Vanusa.