Ações de combate à dengue foram realizadas no município com a presença da SESAB e do Corpo de Bombeiros

25/03/2024 às 10h03

Devido ao aumento de casos de dengue e a proliferação do aedes aegypti na cidade, na última semana, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, juntamente com 30 profissionais do Corpo de Bombeiros realizaram uma força tarefa de combate à dengue no município.

Durante toda esta semana foram realizadas diversas ações, como: campanhas educativas nas escolas com palestras e panfletagem, bate-papo informativo em programas na rádio, visitas as residências, limpeza urbana, utilização do carro fumacê nos bairros e bloqueios costais.

As campanhas educativas nas escolas, com palestras e panfletagem, desempenharam um papel fundamental na conscientização das crianças e jovens sobre os riscos da dengue e como preveni-la, capacitando-os a se tornarem agentes de mudança em seus bairros.

Nos programas, na rádio, o bate-papo informativo contribuiu como uma ferramenta eficaz para alcançar uma ampla audiência de diferentes faixas etária, tanto da sede quanto da zona rural. Durante os programas foram abordadas orientações práticas sobre como prevenir a proliferação do mosquito, sintomas da doença e onde buscar ajuda médica.

O mutirão de limpeza foi uma forma prática e eficaz de eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti, vetor da dengue. Essa atividade não apenas remove os locais de reprodução do mosquito, mas também promove o senso de responsabilidade coletiva e o trabalho em equipe dos profissionais e da sociedade.

O uso do carro fumacê está sendo uma medida importante para controlar a população de mosquitos adultos na cidade; à ação começou no dia 19 de março e continuará até dia 02 de abril. No entanto, é crucial enfatizar que o fumacê não é uma solução definitiva e deve ser complementado por outras ações de controle, como limpeza dos quintais e uso de repelentes.

É importante destacar que o combate à dengue é uma batalha contínua que requer a participação ativa de toda a população, pois cada indivíduo possui um papel crucial na prevenção da doença. A realização das ações contribuiu com conhecimento, sobre os riscos da dengue e com medidas preventivas contra a doença; além de, conscientizar a importância de eliminar recipientes que acumulam água parada, utilizar repelentes e colaborar com as autoridades de saúde. Quando há conscientização da população, a sociedade se torna uma aliada poderosa na luta contra a dengue, contribuindo assim para reduzir a incidência da doença e proteger a saúde de todos.