Ouvidoria SUS de Belo Campo participa da Semana de Qualificação para Enfrentamento às Iniquidades do SUS - Desafios para o Trabalho das Ouvidorias SUS da Bahia

23/05/2024 às 16h47

Na última semana a Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria da Ouvidoria SUS de Belo Campo, esteve participando da Semana de Qualificação para Enfrentamento às Iniquidades do SUS - Desafios para o Trabalho das Ouvidorias SUS da Bahia, realizada na Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador, e promovida pela Coordenação da Ouvidoria SUS do Estado, com o apoio da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde.

O evento buscou qualificar os representantes das Ouvidorias SUS do Estado, mediante oficinas realizadas no laboratório de informática da Escola de Saúde Pública da Bahia. De acordo com a Coordenadora da Ouvidoria SUS de Belo Campo, Vera Freire, foi uma semana em que “proporcionou correlações positivas, das diferenças no estado de saúde ou na distribuição dos recursos da pasta entre diferentes grupos, da população de Belo Campo, além dos desafios na melhoria dos serviços ofertados pelo SUS em nossa cidade”, discorre a Coordenadora Vera.

A Ouvidoria em Saúde de Belo Campo constitui-se em um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde, relativos aos serviços prestados como componente da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, e visa fortalecer os mecanismos de participação social e qualificar a gestão participativa do Sistema Único de Saúde  - SUS. Desde 2017, o município deu início, as atividades da Ouvidoria SUS, e é um canal onde é fornecido orientações e informações em relação aos Serviços de Saúde; além de, acolher as sugestões, informações, solicitações, reclamações, denúncias e elogios. “O cidadão entra em contato e encaminhamos as informações aos órgãos competentes para análises e providências; logo após, analisamos, as respostas fornecidas pelo órgão, e enviamos um retorno ao cidadão”, relata Vera Freire.

O cidadão pode procurar a ouvidoria quando ir em busca de atendimento, ou informação, nos setores da Instituição, e não obtiver resposta, ou não for satisfatória; podendo expressar insatisfação com as práticas e procedimentos da Administração Pública da Saúde, ou, expressar satisfação e sugestão para a melhoria das práticas dos serviços de saúde de Belo Campo. Ainda segundo a Coordenadora da Ouvidoria SUS do município, “atualmente, Belo Campo enfrenta um dos principais problemas em saúde pública, que são os casos de hipertensão, diabete e obesidade. E essas doenças atingem grande parte da população, sendo assim, é necessário uma estrutura adequada dentro do SUS, para que possamos garantir um atendimento de melhor qualidade para todos, independente da microárea onde estão localizadas essas famílias. E a Semana de Qualificação para Enfrentamento às Iniquidades do SUS foi o canal para obter mais informações para atender a essas demandas”, descreve a Coordenadora.

A Ouvidoria SUS de Belo Campo disponibiliza aos cidadãos os seguintes serviços: presencialmente, na Rua Almiro Ferraz de Almeida, nº 179, centro; pelo telefone, no número 77 999001890, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas; no Whats App, por meio do 77 999001890; pelo 0800 284 0011, durante a semana, das 8h às 18 horas ou pelo 136 de segunda a sexta das 7h às 22 horas. Após esses horário, e aos sábados, domingos e feriados o atendimento é eletrônico via e-mail ouvidorsusbelocampoba@hotmail.com ou através do site www.saude.ba.gov.br/ouvidoria.