2561

Prefeitura Municipal de Belo Campo

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Belo Campo

CMDCA realiza capacitação dos novos Conselheiros Tutelares do Município

22/12/2023 às 11h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


CMDCA realiza capacitação dos novos Conselheiros Tutelares do Município  

 Por Daniela Viana - ASCOM

 

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA promoveu uma capacitação para os novos Conselheiros Tutelares da cidade de Belo Campo, escolhidos através do voto popular, no mês de outubro, pelo Processo de Escolha Unificado.

 O intuito da capacitação foi instruir e direcionar, os novos conselheiros, sobre as demandas e situações que podem chegar até o Conselho Tutelar e norteá-los como agir perante cada uma delas, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; além de orientá-los como o Conselho precisa, e deve trabalhar em Rede, na qual abrange à Assistência Social, a Educação e a Saúde.

A capacitação foi realizada pelo Instituto Antônia Conselheira – IAC, e contou com os ministrantes: a própria fundadora Antônia Conselheira, graduada em direito, foi Conselheira Tutelar por dois mandatos e atualmente é membro do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares – FCNCT - Ba e o Especialista em Políticas Públicas e Assistente Social, Adão Luz. A qualificação foi dividida em dois momentos: três dias presencialmente e mais 8 horas de capacitação e suporte que acontecerá online após a posse.

Além dos novos Conselheiros, titulares e suplentes, toda a Rede foi convocada a participar da capacitação. “O objetivo é que todos possam trabalhar em concordância e unidos em busca do mesmo propósito que é promover o bem-estar e zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Porque o Conselho Tutelar não trabalha só, ele precisa da Educação, da Saúde e da Assistência Social; pois, o Conselho é deliberativo e requisita serviços, ele não executa”, expressa a presidente do CMDCA, Elizângela Ruas.

De acordo com Elen Cristina, secretária executiva do CMDCA, os dias de capacitação foram importantes e produtivos. “A capacitação foi muito rica e proveitosa; nos dois primeiros dias tivemos o Assistente Social e ex-conselheiro por dois mandatos, Adão Luz, onde instruiu sobre toda a parte do ECA, todas as funções do Conselheiro, como proceder perante as situações, o papel da Rede e as atribuições do Conselho Tutelar. E no último dia a fundadora do Instituto, Antônia Conselheira, ministrou sobre toda a parte do que nossa Rede de atendimento oferece em relação ao Conselho Tutelar. Então, ficamos satisfeitos com o resultado da capacitação”, afirma a secretária Elen.

A posse dos novos Conselheiros ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024, às 15h30min na Câmara Municipal de Vereadores, situada temporariamente no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, na rua São Sebastião, S/N, Belo Campo; com a presença do presidente do CMDCA, pessoas da Comissão e, se possível, com a presença do representante da administração pública, o Prefeito Quinho.