Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Carro fumacê realiza pulverização de inseticida UBV nos bairros da cidade
Por Daniela Viana - ASCOM
Para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zica e chinkugunya, iniciou-se a pulverização de inseticida UBV pelos bairros do município de Belo Campo, na última terça-feira, 19 de março, e perdurará até dia 02 de abril. Devido ao aumento de casos de dengue a Secretaria de Saúde do Município, por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, juntamente com 30 profissionais do Corpo de Bombeiros têm realizado uma força tarefa de combate à dengue no município.
Essa medida, do uso do veículo do inseticida de Ultra Baixo Volume – UBV, mais conhecido como carro fumacê, é utilizada pelo Ministério da Saúde mediante causas específicas criteriosamente definidas perante cada situação apresentada por dados no sistema. O uso do fumacê é feito em áreas onde há infestação dos vetores, ou surto da doença.
No último boletim, o município já tinha apresentado 260 casos notificados. Segundo o representante do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste / Sesab – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que está em ação complementar no município, William Viriato Sampaio, “ a cidade de Belo Campo entrou em alerta vermelho na questão da dengue, por já ter 260 notificações e 2 óbitos em investigação e mais algumas notificações a serem lançadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAM”, relata o representante do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste / SESAB, William Viriato.
O carro fumacê desempenha um papel importante no controle da dengue transmitida pelo aedes aegypti; o inseticida utilizado é específico para matar os mosquitos adultos, que são os transmissores da doença. A pulverização está sendo feita durante o início da manhã e no final da tarde, quando os vetores estão mais ativos. O objetivo é reduzir a população de mosquitos e, consequentemente, o risco de transmissão da dengue para as pessoas.
É importante ressaltar que o inseticida só atinge o mosquito alado, portanto, é imprescindível que a população cuide de seus quintais, tirando os matos e eliminando criadouros, como: recipientes que acumulem água parada, por exemplo pneus velhos, latas, garrafas e vasos de plantas; mantenha caixas d’água, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água devidamente fechados e vedados; limpar regulamente calhas e canaletas para evitar acúmulo de água; conservar piscinas e fontes tratadas com cloro e/ou produtos adequados para evitar a proliferação de larvas do mosquito; mantenha bem fechados os recipientes de lixo e evite deixar lixo acumulado em áreas abertas.
É necessário ainda salientar que o uso do carro fumacê é apenas uma parte das estratégias de controle da doença. Medidas como eliminação de criadouros, uso de repelentes e proteção individual também são fundamentais para prevenir a dengue. Além disso, o uso do inseticida deve ser feito de forma controlada e seguindo as recomendações das autoridades de saúde, para evitar danos à saúde humana e ao meio ambiente.