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Prefeitura entrega milho recebido pela ação SAN-Emergencial do Governo do Estado
Por Daniela Viana - ASCOM
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, iniciou na última segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, a entrega do milho doado mediante uma ação emergencial do Governo do Estado. A doação está sendo realizada na Secretaria de Agricultura, localizada na Avenida Filomeno Viana, nº 23. Essa é a primeira remessa de três etapas.
A doação de milho é uma Ação Emergencial, que faz parte de um Plano de Ações Emergenciais do Governo do Estado; Plano esse que tem como intuito acompanhar e mitigar os efeitos da seca e o enfrentamento da estiagem que assolou vários municípios baianos, sendo necessário declarar situação de emergência.
Belo Campo recebeu 273 sacas, ou seja 16380 (dezesseis mil trezentos e oitenta) quilos, nos quais estão sendo divididos para 61 famílias do município aprovadas, que se enquadram nas normas estabelecidos pelo Cadastro Ambiental Rural - CAR. Os beneficiários precisam ter: ficha sanitária, os animais cadastrados na Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB e também precisam ser beneficiários do Garantia Safra ou ter DAP – B.
Este milho, que chegou agora para ser distribuído, é resultado dos cadastros realizados pelas famílias no final de 2023; período esse em que os produtores rurais enfrentaram grande dificuldade para alimentar o rebanho. De acordo com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica Átila Schaffer, “a distribuição está sendo feita somente para as pessoas que foram chamadas e já assinaram na lista anteriormente”, ressalta o secretário.
A quantidade de quilos, que cada beneficiário está recebendo, é de acordo com a quantidade de animais que o produtor tem na ficha sanitária da ADAB, onde é definido pelo sistema. A quantidade foi estabelecida dessa forma: para vacas de lactação 30 quilos, para caprino e ovino 7 quilos e meio por cabeça.