CRAS realiza projeto social com as crianças, adolescentes e idosos do SCFV

18/04/2024 às 16h50

CRAS realiza projeto social com as crianças, adolescentes e idosos do SCFV

A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, desenvolveu com as crianças, adolescentes e idosos, inscritos no SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, um projeto sobre a Páscoa; o objetivo foi ampliar os conhecimentos acerca da simbologia da Páscoa, sua importância e origem; além de, resgatar memórias.

O projeto foi abordado em três etapas: um dia para os idosos, um dia para as crianças e outro para os adolescentes; no qual foi desenvolvido através de atividades lúdicas, rodas de conversas, diálogo, questionamentos mediante figuras e relatos, confecção de máscaras de coelhos, confecção de cartão da Páscoa e entrega de ovos de chocolate.

Segundo a Coordenadora do CRAS, Elizângela Ruas, a finalidade da ação, com as crianças, adolescentes e idosos, foi “fortalecer vínculos familiares, sociais e comunitários mediante atividades que abordaram o verdadeiro sentido da Semana Santa; buscando assim, romper com a conotação comercial que a Páscoa representa para o mercado, levando cada um a refletir sobre a importância de comemorar a Páscoa”, ressalta a Coordenadora.

De acordo com a Orientadora Social, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Letícia Mirella Sousa, o projeto foi elaborado pensando em todas as necessidades dos usuários do SCFV; “dessa forma, abordamos o resgate das memórias e o convívio familiar que a data retrata, e que a partir daquele momento também pudesse criar boas lembranças. Assim, retratamos cada item e símbolo da Páscoa e seu significado, elaboramos momentos de interação que permitisse trocas e memórias afetivas; fortalecendo os vínculos do amor e da união da família, que é o intuito do Serviço de Convivência, porque são os vínculos mais fragilizados em casa e na sociedade”, descreve a Orientadora Social Mirella.

A Coordenadora do CRAS, Elizângela Ruas, falou sobre o quão gratificante foi a realização deste projeto. “Foi um momento agregador, alegre e gratificante, pois permitiu que pudéssemos resgatar memórias e ao mesmo tempo criá-las. Quando pensamos como iríamos abordar este tema, ponderamos em como é especial e significativo a data. Além de que, os projetos são uma culminância do que já trabalhamos durante todo o mês nas oficinas e nas socioeducativas. Então, é um momento de valorização, de aproximação e de criar vínculos; apesar da vulnerabilidade social dos usuários do SCFV, os serviços públicos, principalmente a Assistência Social, busca realizar projetos, nas das datas comemorativas para que fiquem as lembranças e criem memórias”, relata a Elizângela Ruas.