Prefeitura reinaugura Ponto de Apoio, da UBS Sagrada Família, no povoado do Mandacaru

11/03/2024 às 11h43

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou na última sexta-feira o Ponto de Apoio da Unidade Básica de Saúde – UBS, Sagrada Família, no povoado do Mandacaru. Uma obra de grande relevância, na qual tem como objetivo ofertar mais serviços essenciais de saúde à população local. A reinauguração contou com a presença do Secretário de Saúde, Fábio Maia; Secretários; Vereadores; Coordenadores da Saúde; Profissionais da Unidade e da população.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Primária, Adriana Lima, o Ponto de Apoio atende cerca de 530 pessoas das localidades: Mandacaru, Uriçanga e uma parte do Sabiá. “A Unidade é coberta por um agente comunitário de saúde e o horário de funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, sendo 8 horas diárias, contando com a presença de um técnico de enfermagem; e uma equipe com médico e enfermeiro que se deslocam uma vez por semana, ou a cada quinze dias até o Ponto de Apoio”, relata a Coordenadora Adriana.

Segundo o Secretário de Saúde, Fábio Maia, foi realizado: reforma estrutural, ampliação de salas de atendimento, troca de pisos, pinturas, fachadas e nova placa de identificação no Ponto de Apoio. “Foi uma reforma grandiosa que realizamos no ponto de Apoio do Mandacaru, além dos equipamentos mobiliários todos novos. O local é um Ponto de Apoio da Unidade de Saúde do Sagrada Família, que é a de Peri-Peri, e serão ofertados todos os tipos de atendimentos médicos, de enfermagem, aferição de pressão, curativos, vacinação e sutura, se necessário. Também será ofertado atendimento psicológico, facilitando assim o deslocamento de toda a população, evitando gastos e seguindo uma das políticas do SUS, que é a política da descentralização, levando atendimento cada vez mais perto a população” afirma o Secretário Fábio.

Para a moradora, Mirian Silva, a reforma no Ponto de Apoio possibilitou mais oportunidade de atendimento para os moradores. “O atendimento está mais flexível para nós do povoado, pois diminuiu a distância ao acesso médico. Antes era necessário se deslocar daqui para ir ao Sagrada Família, em Peri-Peri, e muitos moradores não têm carro. E com à ampliação e mais oferta de atendimento, tudo se torna mais fácil; pois se tiver hipertenso, com glicemia alta ou outro problema de saúde a técnica vai avaliar, orientar e direcionar o paciente para atendimento com o profissional na Unidade ou encaminhar para o hospital; isso é muito importante para a população”, declara a moradora Mirian.