Belo Campo assina termo de adesão ao Obrasgov.br

10/04/2024 às 15h20

Belo Campo assina termo de adesão ao Obrasgov.br

O município de Belo Campo esteve participando do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias Etapa Bahia, através da Secretaria de Obras, Transporte e Infraestrutura, no SENAI CIMATEC, em Salvador. Um evento que contou com a participação do Governo do Estado; do Governo Federal, por meio do Ministério Gestão e Inovação, e com apoio, e organização, da UPB – União dos Prefeitos da Bahia.

O intuito do Fórum foi intensificar as parcerias entre Município, Governo do Estado e Governo Federal. Na ocasião, o município assinou à adesão a plataforma de transparência e governança, Obrasgov.br.

O Obrasgov.br é um Portal Eletrônico que permite o município registrar informações, como: nome, valor investido, prazo de entrega e localização referentes a obras, projetos, investimentos e infraestrutura; ou seja, é uma plataforma que será alimentada, com dados de obras públicas, que permitirá acesso fácil e rápido às informações em um só lugar.

O sistema Obrasgov.br centraliza as informações e define conceitos já padronizados, fazendo com que a visualização da obra seja mais transparente; assim sendo, será uma ferramenta de governança importante que irá auxiliar à administração com a divulgação de dados de obras públicas.

Segundo o secretário de Obras, Transporte e Infraestrutura do município, Nathan Ferraz, Belo Campo aderir ao uso do Portal Eletrônico, é de grande relevância; pois, “o obrasgov.br irá propiciar, o que chamamos na engenharia de quadrante de equilíbrio, padronizando, agregando, centralizando e integrando informações; para mais, facilitar a transparência e fiscalização das obras. Além de, permitir ao gestor obter um melhor conhecimento do volume dos recursos empregados e cada investimento feito. Outro ponto importante, do uso da plataforma, é que ela será uma facilitadora dá comunicação entre entidades, autarquias, município, Estado e União; ou seja, uma ferramenta de comunicação entre os órgãos”, afirma o secretário Nathan.

Belo Campo foi um dos primeiros municípios da Bahia a aderir ao Portal Eletrônico; um avanço tecnológico, administrativo e transformador que permitirá mais transparência e melhor acompanhamento das obras.