Secretaria Municipal de Saúde inicia o Terceiro Turno de Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde - UBS

09/02/2024 às 11h37

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nas três Unidades Básicas de Saúde – USB da Sede, sendo elas: Manoel da Silva, Alvorada e Militão Xavier Ruas, uma nova modalidade de funcionamento, que é o Terceiro Turno de Atendimento. As UBS estão com um novo horário de funcionamento, das 8h às 22 horas, de forma ininterruptas.

O Terceiro Turno de Atendimento conta com os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, odontólogo e técnicos de enfermagem atendendo toda a população. Serviços como: sala de vacinas, curativos, medicação, aplicação de medicamentos e soroterapia estarão à disposição durante todo o horário de atendimento. Segundo o Secretário de Saúde, Fábio Maia, “é um projeto inovador que não tem em nenhuma cidade da região do Sudoeste da Bahia. Caso tenha, não temos conhecimento”, expressa o Secretário.

Um dos objetivos é diminuir o grande fluxo de atendimento, que não é de urgência, em que a população procura aliado a área hospitalar. De acordo com o Secretário Fábio Maia, isso normalmente acontece devido o horário de trabalho da população. “Porque muitos deles estão em horário de serviço e procuram o hospital devido o horário de funcionamento das UBS. Dessa forma, o Terceiro Turno de Atendimento servirá para aquelas pessoas que trabalham em horário comercial e por esse motivo não têm oportunidade de levar seu filho na Unidade, ou não tem oportunidade de estar fazendo uma consulta pré-natal, por exemplo. Assim, será um ganho gigantesco”, afirma Fábio Maia.

O Terceiro Turno de Atendimento é um projeto, que faz parte de um Programa Federal, e que a Secretaria de Saúde do Município veio solicitando durante dois anos. O Município alcançou 100% do Programa Federal, para cobertura de Saúde da Família, e conseguiu conquistar o credenciamento. O programa é um trabalho realizado pelos três entes federativos, onde é cofinanciado pelas esferas: Estadual e Federal, e com contrapartida do Município que irá custear o funcionamento das Unidades.

Para o secretário, Fábio Maia, buscar recursos para melhorar a qualidade de vida da população é de extrema importância. “Quando começamos na Secretaria de Saúde, tínhamos apenas 3 equipes de saúde bucal, agora contamos com 9 equipes; eram 6 equipes de Saúde da Família, agora iremos para 9 equipes. Em breve estaremos adquirindo, para as UBS, um aparelho de eletrocardiograma; e também estamos pleiteando, junto ao governo Federal, outros projetos como por exemplo o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, que é uma Unidade com especialidades em odontologia, para pequenas cirurgias e canal. Então, será um ganho em atendimentos e serviços ofertados à população. É um compromisso nosso, e da Gestão, para assistir e garantir uma melhor qualidade de vida à população”, declara Fábio Maia.

De acordo com o secretário, é importante a população procurar a Unidade de Saúde para se informar sobre os serviços que estão sendo ofertados, pois serão assistidos de forma integral, como com: consultas, agendamento de exames e a coleta de laboratório na Unidade.