Prefeitura realiza Dia D de Mobilização e Mutirão de Limpeza

05/03/2024 às 09h32

Prefeitura realiza Dia D de Mobilização e Mutirão de Limpeza

Daniela Viana - ASCOM

No último sábado, dia 02 de março de 2024, foi realizado o Dia D de Mobilização Contra a Dengue em todo país. Uma ação decretada pelo Ministério da Saúde com objetivo de unir Estados e Municípios, juntamente com a sociedade, para a prevenção da doença e eliminação dos focos da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em Belo Campo, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente Expansão Econômica e da Secretaria de Administração realizou o Mutirão de Limpeza pelas ruas da cidade no Dia D de Mobilização; uma iniciativa coordenada pela Vigilância Epidemiológica e crucial para combater doenças transmitidas por vetores como o Aedes Aegypti, responsável pela propagação de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

Nesse mutirão, todos os profissionais envolvidos desempenharam um papel fundamental, realizando a conscientização da população sobre a importância da eliminação dos focos de reprodução do mosquito. A Vigilância Sanitária realizou a fiscalização e o controle de estabelecimentos que possam ser potenciais criadouros do mosquito, garantindo que estejam em conformidade com as normas de higiene e saneamento,  na qual representou a Secretaria de Saúde; A Defesa Civil esteve presente reforçando as ações e realizando inspeções nas áreas externas, compondo a pasta da Administração e profissionais do Meio Ambiente representando a SECAME realizaram a coleta e o descarte adequado de resíduos que possam acumular água e servir de criadouros para o Aedes aegypti.

A dengue é uma doença viral febril de significativa relevância de saúde pública em regiões tropicais e subtropicais, sendo o seu controle e manejo uma prioridade para os sistemas de saúde. Devido à sua capacidade de transmissão rápida e à variedade de manifestações clínicas que podem variar de assintomáticas a formas graves, a dengue representa um desafio significativo para as autoridades de saúde e a comunidade em geral.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica e Imunização do Município, Amadeu Ribeiro, “o Dia D de Mobilização é uma oportunidade para concentrar esforços e recursos em uma ação conjunta e coordenada, visando eliminar os focos de reprodução do mosquito e reduzir o risco de agravamento das doenças transmitidas por ele. O Mutirão de Limpeza, com a participação de múltiplos setores, é uma estratégia abrangente e eficaz para enfrentar as endemias relacionadas ao Aedes aegypti; envolvendo ações de conscientização, fiscalização, limpeza e mobilização comunitária”, declara o Coordenador Amadeu.