Secretaria de Educação realiza Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024

04/03/2024 às 11h32

Secretaria de Educação realiza Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024

Entre os dias 27, 28 e 29 de fevereiro e 01 de março a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024. O tema abordado esse ano foi: Educação Socioambiental e democrática: o papel da escola na formação dos sujeitos que aprendem e ensinam.

Com o objetivo de possibilitar novas formas de compreensão dos desafios das práxis docente, visando uma educação pública de qualidade, a Jornada foi idealizada com intuito de refletir sobre a realidade das escolas do município e o trabalho pedagógico, a fim de garantir aos estudantes o direito de aprender e se desenvolver de forma integral. A programação foi dividida em 4 dias, com: apresentação cultural, mesa de abertura, acolhimento dos profissionais da educação, audiência pública do PME, palestras, terapia em grupo, oficinas e planejamento.

A Jornada contou com a participação do Núcleo de Cultura, Núcleo de Esportes, Biblioteca Municipal, Círculo Integrado da Bela Vista, Círculo Integrado do Peri-Peri, Círculo Integrado da Caatinga, Colégio Municipal de Belo Campo, Colégio Municipal Leone Lima, Creche Municipal Casulo Maria Neuza Ferraz, Creche Municipal Morada Real, Escola Municipal Anísio Teixeira, Escola Municipal Arlivande de Oliveira Rocho, Escola Municipal Edvaldo Flores e da Escola Municipalizada Roberto Santos.

De acordo com a Coordenadora Geral, Janete Reis, a Jornada Pedagógica foi o segundo momento realizado pela Secretaria de Educação para o ano letivo de 2024. “Iniciamos nosso ano com a Jornada de Gestores, onde nos reunimos com todos os gestores para avaliarmos as ações do ano anterior, no qual foi um momento democrático e proveitoso. Este ano, escolhemos como norteador o tema Socioambiental; e para desenvolver o assunto abordado, nossa proposta é trabalhar em parceria com a Secretaria de Agricultura, com profissionais da área discorrendo sobre o tema nas escolas; também serão feitas algumas mudanças dentro do currículo a partir da temática, como por exemplo, a matéria Técnicas Agrícolas que foi substituída por Meio Ambiente. O intuito é ter uma visão mais ampla das questões ambientais, não só técnica, ” relata a Coordenadora.

Para a Professora, Talita Ribeiro, “A Jornada esse ano veio com um tema marcante, atual, necessário e de extrema importância para a prática docente. Entendemos que a Jornada Pedagógica é um momento formativo importante, fundamental para o sucesso do ano letivo, promovendo o desenvolvimento dos nossos estudantes e a melhoria da qualidade de ensino, ” expressa a professora Talita Ribeiro.

Ainda segundo a Coordenadora Janete Reis, a Jornada Pedagógica foi uma semana muito proveitosa. “Sem dúvida, nossa Jornada foi muito produtiva; primeiro pela participação, foi um número grande de professores que participaram da Jornada; e segundo pelo envolvimento e desenvolvimento das atividades propostas. A Jornada Pedagógica veio para refletir o trabalho pedagógico para garantir aos estudantes o direito de aprender e desenvolver de forma integral, que é nosso objetivo maior previsto dentro do nosso currículo, o desenvolvimento integral do ser humano, ” afirma Janete Reis.