Belo Campo celebra convênio com o Centro Universitário de Excelência – UNEX, Vitória da Conquista

03/05/2024 às 18h28

O município de Belo Campo, por meio do seu gestor, José Henrique Silva Tigre, Quinho, assinou um Termo de Adesão de Concessão de Estágio junto ao Curso de Medicina da UNEX – Centro Universitário de Excelência, Vitória da Conquista. É um convênio que visa gerar benefícios à saúde dos munícipes, com retorno em estruturação e equipamentos para os estabelecimentos de saúde de Belo Campo.

Segundo o Secretário de Saúde de Belo Campo, Fábio Maia Prado, a celebração de convênio entre o município e a Faculdade é de grande relevância, pois proporcionará uma série de benefícios para a população. “O curso de medicina da UNEX, está em seu primeiro semestre e inicia-se a celebração de estágio, de forma presencial, em nosso município, a partir do terceiro semestre; e é de extrema importância, uma vez que teremos cerca de 20 alunos juntamente com seus preceptores atuando em diversos estabelecimentos de saúde do município, como: o Hospital Municipal Vicente Vieira e as Unidades Básicas de Saúde – UBS. Além disso, trará, para dentro das Unidades e estabelecimento de saúde, ações de nível acadêmico, como por exemplo, realização de Feiras de Saúde. Assim, o impacto é sempre produtivo no acolhimento e no atendimento da população”, explana o Secretário de Saúde Fábio Maia.

Para a Diretora do Hospital Municipal, Mirian Ferraz, a parceria firmada junto ao Curso de Medicina da UNEX, Campus de Vitória da Conquista, “irá promover uma ampliação da oferta de atendimentos e especialidades médicas, além de contribuir com a formação continuada dos profissionais do município por meio dos programas de Educação Continuada e extensão. Além disso, é importante salientar que o Convênio com esta Instituição, permitirá o retorno também em equipamentos e insumos para a prática clínica e a oferta de serviços para o Hospital Municipal Vicente Vieira, bem como, para toda a rede de saúde do Município. Desse modo, a parceria firmada é um ganho para todos nós”, afirma a Diretora do HMVV, Mirian Ferraz.

De acordo com o Secretário Fábio Maia, o ganho na parte estrutural advém do fato de que parte do recurso obtido pelo curso de medicina da UNEX, deve ser convertido em melhoria do campo de estágio onde os alunos estão atuando. Dessa forma, “tanto a parte estrutural, quanto os equipamentos, o município será contemplado, agraciado por sediar o campo de estágio da UNEX nesse período. Além da parte estrutural, é importante ainda citar, como benefícios, os descontos para diversos cursos que a Faculdade UNEX presta em Vitória da Conquista. Assim, os munícipes de Belo Campo, aqueles adolescentes que terminaram o ensino médio e estão prestes a iniciar um ensino superior, serão agraciados com descontos nas parcelas dos cursos escolhidos por eles”, ressalta Fábio Prado.