Banco do Nordeste realiza Reunião no município com o apoio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica

02/05/2024 às 10h24

O Banco do Nordeste, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, realizou na Escola Técnica Municipal de Belo Campo, uma Reunião com o objetivo de divulgar as ações e serviços do Banco, como também realizar uma prestação de contas, das operações de créditos, referente ao ano de 2023 em Belo Campo.

A Reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Átila Schaffer; do gerente de relacionamento do Banco do Nordeste, Eric Maciel; do Agente de Desenvolvimento do BNB, Fabiano Pereira; do Agente de Crédito do BNB em Belo Campo, Allan Alves;  do Secretário de Assistência Social, Célio Silva; da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Vanusa Freire; da Coordenadora do CREAS, Noélia Lima; da Assistente Administrativo – setor de compras da Secretaria de Saúde, Kaoline Viana; representante da Câmara de Vereadores e de produtores rurais do município.

Na ocasião, o Agente de Desenvolvimento do BNB, Fabiano Pereira, explanou sobre a finalidade e importância do Programa Agroamigo, do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, e do Banco do Nordeste como um todo para os agricultores, pecuaristas, micro e pequenas empresas do município.

O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Átila Schaffer, discorreu sobre a parceria com os Agentes de Créditos, e a disponibilidade do espaço da Secretaria para o Banco realizar suas ações, tanto na sede, quanto na zona rural de Belo Campo. “A Secretaria fica grata com a presença dos Agentes de Créditos, dos Bancos, pois eles ajudam fomentar o desenvolvimento rural no município de Belo Campo, disponibilizando créditos com juros subsidiados na mão do produtor. E com esse dinheiro, os produtores e agricultores conseguem ampliar e melhorar a produção no contexto geral.  Nossa secretaria é uma Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica também, onde temos aqui a sala do Empreendedor do Sebrae; então, tendo em vista essa questão da expansão econômica, precisamos estimular o acesso ao crédito, como também facilitar este acesso para o produtor rural e para o microempreendedor local”, relata o secretário Átila.

A produtora rural, do povoado de Bela Vista, Cleonilda Araujo Souza, falou sobre o quanto o Banco do Nordeste tem contribuído para o crescimento dos agricultores no município: “poder contar com a contribuição do Banco é de fundamental importância para nós produtores rurais. Porque temos acesso a créditos e com o valor adquirido podemos investir e multiplicar nossa produção; assim, ajuda a desenvolver nossa região e a todos nós”, afirma à agricultora Cleonilda.

O Gerente de Relacionamento do Banco do Nordeste, Eric Maciel, salientou que o BNB é comercial, mas também um Banco que busca incentivar o desenvolvimento da agricultura e do empreendedorismo no Nordeste. “O Banco do Nordeste é um Banco comercial, mas também é um Banco de fomento. Então, temos uma missão de fazer com que o pequeno produtor, o médio, e o grande, todos eles tenham acesso a uma linha de crédito que é fruto dos impostos que todos nós pagamos. E o Banco do Nordeste está de braços abertos para poder investir no negócio dos produtores, nos empresários, para que nossa região prospere e tenha os incentivos que outras regiões têm com maior facilidade. Então, o Banco do Nordeste tem um papel muito preponderante em nossa região e estamos para atender todos que queiram investir dentro dos regramentos que o Fundo Constitucional nos permite”, assegura o Gerente de Relacionamentos Eric.