Núcleo de Cultura realiza o I Fórum de Cultura do Município e elege os representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais para 2024/2026

19/04/2024 às 16h29

Núcleo de Cultura realiza o I Fórum de Cultura do Município e elege os representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais para 2024/2026

Na última terça, o Núcleo de Cultura, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou o I Fórum de Cultura de Belo Campo, na Biblioteca Municipal, na rua Lauro Flores. Com o tema: Cultura, Representatividade e Democracia o Fórum teve como função eleger os representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais para 2024/2026.

O I Fórum de Cultura de Belo Campo contou com a presença da Secretária da pasta, Vanusa Freire, dos Coordenadores de Cultura: Edilando Ferraz, Levi Meira e Suzy Karla, da Coordenadora Geral de Educação, Janete Reis, e dos representantes e fazedores de cultura do município.

O Conselho Municipal de Cultura foi formado por dez componentes; sendo cinco representando o poder Executivo, com: duas cadeiras do Legislativo, uma cadeira do Núcleo de Cultura, uma cadeira da Secretaria de Educação e uma cadeira do CAPS, todos, respectivamente, nomeados; e cinco cadeiras da sociedade civil escolhidos por intermédio do voto durante o Fórum.

A eleição ocorreu de forma democrática, via voto popular. Ao adentrar ao Fórum as pessoas fizeram o cadastro, como presença do Fórum, e receberam as cédulas de acordo ao setor cultural que representava. Dessa forma, os representantes de cada setor votaram no seu representante legal. O Fórum contou com uma Comissão fiscalizadora de eleição, e a contagem de voto foi realizada ainda durante a reunião. O resultado foi anunciado pelo Coordenador de Cultura e constará no Diário Oficial.

Durante sua fala, o Coordenador do Núcleo de Cutura, Edilando Ferraz, discorreu sobre a finalidade do Conselho Municipal de Cultura, que tem como função “promover, preservar e desenvolver a Cultura local servindo como um espaço democrático para discussão e criação de políticas e programas culturais. Buscando garantir a diversidade, inclusão e acessibilidade cultural, além de assegurar uma distribuição equitativa de recursos e estimular o desenvolvimento cultural em toda a cidade, enriquecendo a vida dos habitantes e fortalecendo a identidade cultural local” relata Edilando Ferraz.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Vanusa Freire, expressou sua felicidade em poder estar realizando o I Fórum de Cultura do município de Belo Campo. “É um momento de grande relevância porque é a primeira vez que está sendo formado o Conselho de Políticas Culturais do município, porque ele tem o objetivo de propor ideias, acompanhar as ações municipais, de fiscalizar e, principalmente, acolher as propostas da comunidade. Então, estamos muito felizes por estar elegendo hoje o Conselho e construindo a história da cultura de Belo Campo através da primeira composição deste Fórum, o qual vai servir para decidir os rumos das políticas do município, não só federais, mas também propor as próprias políticas municipais”, afirma a secretária Vanusa.

Para o Coordenador de Cultura, Edilando Ferraz, a noite do Fórum de Cultura foi mais um marco histórico realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do Núcleo de Cultura. Pois, segundo ele, é de fundamental importância os trabalhadores de cultura ter representatividade no tocante ao debate cultural do nosso município. “Tivemos 5 representantes eleitos através do voto, sendo: da música, das artes plásticas, da cultura popular, da cultura literária e do áudio visual. Então, foi um momento de felicidade e alegria por conta da diversidade em relação as cadeiras ocupadas dentro do contexto do Conselho e Cultura”, expressa o Coordenador Edilando.