14ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Circuito Agro em Belo Campo

26/02/2024 às 16h44

14ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Circuito Agro em Belo Campo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica realizou no dia 22 de fevereiro a 14ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária; o evento contou com a presença da carreta do Circuito Agro do Banco do Brasil. A programação fez parte da comemoração aos 62 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Belo Campo.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Átila Schaffer, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária ocorre de forma bimestral na cidade e dessa vez trouxe a presença de oito associações rurais e da associação de artesanato que é sediada na sede. “A Feira permite uma comercialização no contexto geral dos produtos da agricultura familiar dessa safra de verão e dos produtos da associação de artesanato e economia solidária. Assim, a Feira é de extrema importância pois ela resgata e potencializa a tradição da economia rural de Belo Campo, valoriza à agricultura familiar, deixando-a no local de importância que merece. E essa presença do Banco aqui reforça também a importância de Belo Campo para a região; pois, somos o primeiro município da região a receber a Carreta Agro do Banco do Brasil, então isso revela a importância que hoje à agricultura tem no município de Belo Campo”, descreve o Secretário Átila.

Segundo a Gerente do Banco do Brasil, Larissa Viana, a carreta do Circuito Agro do Banco do Brasil, participa de circuitos de agronegócio pelo Brasil durante todo o ano. “Disponibilizamos essa data para privilegiar o município pelo aniversário, os 62 anos da cidade. O intuito do evento é trazer movimento para a cidade e informação para o produtor, com várias palestras durante todo o dia. Pela manhã houve a palestra sobre a suplementação dos animais em pastejo, logo após a BB Seguridade falando dos seguros rurais que traz benefícios para esses agricultores; no período da tarde um evento direcionado as mulheres e principalmente as empreendedoras para poder desenvolver e incentivar a liderança feminina, o empoderamento da mulher no mercado de trabalho; uma palestra do Sebrae sobre as competências para liderança feminina e no final uma programação cultural com Elson Gomes. Então assim, tivemos programação durante todo o dia”, relata a Gerente Larissa Viana.

Para à agricultora Maria Prado, da Associação do povoado de Goivaras, a Feira é de extrema importância para o produtor rural; pois “permite expor o produto do agricultor, além de ser um meio para gerar renda. Muitos vivem da venda dos produtos que produzem, além de valorizar os produtos da região. Então a Feira é um espaço de fundamental importância para o agricultor, ” afirma Maria Prado.

Segundo a artesã e microempreendedora individual, Eliete Ferraz da Silva, é importante salientar a importância da Feira como espaço para o artista. “Visto que, as Feiras é o espaço para mostrar para a população, e aos visitantes que por aqui passam, nossos produtos e poder comercializá-los; além de ser um espaço para nós que trabalhamos com a economia criativa apresentar nosso trabalho”, discorre à artesã Eliete.