Campanha Sobre as Hepatites Virais

Durante todo o mês de Julho, a Vigilância Epidemiológica em parceria com as Unidades de Saúde da Família,NASF, Central de Marcação,LACEN DE VITÓRIA DA CONQUISTA através da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Campo, está realizando a Campanha de Combate às Hepatites Virais. A campanha vai até o fim do mês e, no dia 31 Julho, será realizada a Campanha de Combate às Hepatites Virais na Praça João Ferreira.

A programação faz parte da campanha do Ministério da Saúde que acontece todos os anos e que tem como objetivo alertar a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. Na programação, estão ações como  educação e saúde, divulgações das vacinas contra da Hepatite A e B, administração de vacina de Hepatite A e B, realização de testes rápido contra Hepatite B e C, realização de sorologias : anti HBs, HbsAg , HCV e Hbc total.

O mês de Julho é dedicado à campanha porque o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data foi instituída em 2010 pela Organização Mundial de Saúde e, Belo Campo participa da promoção das ações de prevenção, controle e enfrentamento da doença. Uma oportunidade de realizar a conscientização, a educação e melhorar a compreensão da hepatite viral como sério problema de saúde mundial.

Sobre a hepatite e o tratamento  Hepatites Virais são processos infecciosos (causados por vírus) e que podem comprometer em diversos graus a capacidade de funcionamento do fígado. São conhecidos na atualidade cinco tipos de hepatites virais, classificadas como tipos A, B, C, D e E. As mais frequentes em nossa população são as hepatites virais do tipo A e B, embora a hepatite do tipo C registre grande numero de ocorrências, preocupando as autoridades médicas devido às suas consequências. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, milhões de pessoas só percebem que têm algum tipo de hepatite quando ela começa a se manifestar de forma mais grave, como uma cirrose ou câncer de fígado.

Prefeitura Municipal de Belo Campo – O Governo da Gente.